Translate / Tradutor

Wednesday, 20 June 2012

CAFEÍNA E PERFORMANCE

A cafeína é um dos estimulantes mais utilizados entre os deportistas e tem efeitos interessantes na performance a vários níveis.
Melhora a concentração  e  a disposição do atleta, o foco no esforço e promove a utilização da gordura como fonte de energia.
Um grupo de investigação da capital espanholatestou o efeito de 3mg de cafeína por kg de peso num pequeno grupo de jogadores de futebol amadores. Foi avaliada a distância percorrida, a altura média do salto, a velocidade de corrida e o número de sprints durante o jogo.
O grupo que recebeu a bebida com cafeína demonstrou melhorias em todos os parâmetros avaliados. Os níveis de cafeína na urina após o esforço eram naturalmente mais elevados no grupo que recebeu a bebidaenergética mas não atingiram o valor máximo de 12mcg/ml a partir do qual é considerado doping. 
A dosagem testada de 3mg/kg de peso, para um homem, pode variar entre 210mg e os 240mg. Tendo em conta que a maioria das bebidas energéticas fornecem cerca de 32mg/100ml e um café médio tem cerca de 108mg, seria necessário beber 500ml de bebida energética ou 2 cafés para ter esse efeito.

Ainda assim, o metabolismo da cafeína e a sua tolerância varia de pessoa para pessoa e não se deve experimentar se sofre de sintomas como taquicardia e ansiedade. Atenção também para a hidratação, uma vez que a cafeína tem um efeito diurético.

No comments:

Post a Comment